Blog Home / Projeto Pernambuco / Avaliação Automática da Qualidade de Áudio em Dispositivos Móveis

Avaliação Automática da Qualidade de Áudio em Dispositivos Móveis

Pesquisa com objetivo de desenvolver e implementar um sistema inovador para avaliação automática da qualidade de áudio em chamadas, após a comunicação ter passado por qualquer canal, como VOIP ou linha telefônica

Linhas de Pesquisa

Protocol Engineering

Simulation

DSP

Prediction Models

Quality of service

IP Networking 

Adaptative Systems 

Filtering

Equalization

Audio Processing 

Equipe Técnica

Coordenador Geral 

Prof. Dr. Alexandre Mota

Doutor em Ciência da Computação

Professor Orientador 

Prof. Dr.  Tsang Ing Ren

Doutor em Visão Computacional

Pesquisador-Iniciação Científica:

Depoimentos

O projeto de teste de áudio de voz, que é uma parceria entre o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE) e a Motorola, é de extrema importância, pois combina não apenas o desenvolvimento e a inovação por meio da colaboração entre a academia e a indústria, mas também aprimora a capacidade de desenvolver testes com o uso de modelos de avaliação de qualidade de áudio, utilizando inteligência artificial (IA). Essa parceria entre a academia e a indústria traz inúmeros benefícios, permitindo a união do conhecimento e da experiência das duas partes. Por meio dessa colaboração, o projeto de teste de áudio de voz pode aproveitar a expertise da indústria em tecnologia de áudio e aprofundar-se na pesquisa acadêmica para desenvolver soluções inovadoras.
Tsang Ing Ren Professor-Orientador
A oportunidade de trabalhar em uma pesquisa no laboratório do Centro de Informática em parceria com a Motorola tem sido uma experiência enriquecedora para minha carreira. Ter acesso a recursos de alta qualidade e trabalhar com uma equipe qualificada e motivada me proporcionaram a descobrir novos caminhos e habilidades. A área de áudio é cheia de desafios e com eles, todos os dias, aprendemos novas técnicas. Lidar com demandas, prazos e processos formais também contribuiu para minha familiarização com o mercado de trabalho. Um diferencial do projeto é sua cultura de inclusão social. Em vários momentos do ano membros de diferentes times se reúnem e dividem experiências, o que é algo que contribuiu para minha adaptação desde o início.
Rebeca Lima Aluna-Pesquisadora