Postado 16 de junho de 2025 em Noticias por Damilly Gomes
Na última terça-feira (10/06), a UFAM deu início à 1ª Turma EaD do Projeto Web Academy – Capacitação em Desenvolvimento Web Full Stack, com uma cerimônia realizada no INC/UFAM, em Benjamin Constant-AM. A iniciativa, coordenada pelo Instituto de Computação (IComp/UFAM), tem como objetivo formar desenvolvedores completos, capazes de atuar em todas as etapas do desenvolvimento de aplicações web — da criação de interfaces à lógica de servidores e bancos de dados.
Voltado especialmente para o interior do Amazonas, o projeto selecionou 35 alunos entre mais de 180 inscritos, oriundos de Benjamin Constant-AM, Tabatinga-AM e Itacoatiara-AM. A turma reúne uma diversidade de perfis, com destaque para a presença de alunos indígenas, reforçando o compromisso da UFAM e da Motorola com a inclusão e a democratização do acesso à educação tecnológica.
A capacitação tem duração de 8 meses, em formato remoto híbrido, com aulas assíncronas e síncronas, com forte ênfase em atividades práticas e acompanhamento pedagógico. O conteúdo abrange desde os fundamentos da programação até ferramentas e metodologias modernas adotadas pelo mercado de tecnologia.
As regiões do Alto Solimões e do Médio Solimões concentram um conjunto de potencialidades humanas, culturais e ambientais. No caso do Alto Solimões, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, a expectativa de implantação de rotas logísticas interoceânicas, como as ligações Chancay–Manaus e Manta–Manaus, coloca a região em posição estratégica no novo mapa do comércio internacional. Cidades como Benjamin Constant e Tabatinga tendem a se tornar portas de entrada fluvial para o Brasil pelo oeste, exigindo infraestrutura, inteligência logística e capital humano qualificado.
Nesse cenário, o investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) torna-se uma estratégia de desenvolvimento regional. Embora já conte com instituições como UFAM, UEA e IFAM, o interior do estado ainda enfrenta déficit de formação técnica em áreas digitais. O Web Academy surge como uma resposta concreta a esse desafio, formando jovens desenvolvedores em um dos territórios mais promissores — e desafiadores — da Amazônia.
Além de ampliar oportunidades para as juventudes amazônicas, o projeto contribui diretamente para a retenção de talentos e a valorização dos saberes locais, capacitando profissionais para atuar com tecnologia de forma alinhada à realidade regional — seja ela indígena, ribeirinha ou urbana. Trata-se de um passo importante rumo à construção de uma bioeconomia digital inclusiva.
Outro diferencial do projeto é o fortalecimento de um ecossistema de inovação trinacional. A tríplice fronteira é um espaço de intensa circulação de pessoas, ideias e mercadorias, com universidades e centros de pesquisa no Brasil, Peru e Colômbia. A formação de desenvolvedores locais amplia a capacidade técnica da região, permitindo avanços em áreas como monitoramento ambiental, logística inteligente e bancos de dados regionais, conectando pesquisa aplicada à realidade produtiva da floresta.
A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-reitor eleito da UFAM, Prof. Geone Maia, de Edilson Silva, representante da Motorola, empresa financiadora do projeto, de representantes da Prefeitura de Benjamin Constant-AM, dentre outras autoridades. A iniciativa conta ainda com o apoio do INC, da incubadora INPACTAS e do ICET.
“Estamos preparando jovens do interior do Amazonas para atuarem com excelência em um dos setores mais dinâmicos da atualidade. A tecnologia pode e deve ser uma ferramenta de inclusão e transformação regional”, afirma o coordenador do projeto, Prof. Alexandre Passito.
O Web Academy é financiado com recursos da Lei de Informática e conecta formação profissional, inovação e inclusão social. Ao apostar na qualificação tecnológica no interior, o projeto contribui para uma nova era de desenvolvimento sustentável e conectado na Amazônia brasileira.
Saiba mais e inscreva-se.